O sorriso gengival acontece quando há uma exposição exagerada da gengiva durante o sorriso. É uma situação antiestética porque causa um desequilíbrio entre dentes, gengiva e lábios. A exposição é considerada exagerada quando a gengiva fica exposta 3mm ou mais.
Pode estar presente em indivíduos que apresentam: lábio superior curto; excesso vertical da maxila; excesso de gengiva recobrindo grande parte das coroas, elevação exagerada do lábio superior durante o sorriso. Muitas vezes, o sorriso gengival traz prejuízos a vida social, autoestima e confiança.
Quando há um excesso de gengiva recobrindo os dentes, uma opção de tratamento é um procedimento cirúrgico.Muitas vezes será apenas uma gengivoplastia, outras será um aumento de coroa clínica.É uma cirurgia simples, realizada no próprio consultório dentário e de rápida recuperação.
Nos casos elevação exagerada do lábio superior ao sorrir,o tratamento é através da aplicação de toxina botulínica(Botox) no músculo elevador do lábio superior. Isso diminuirá sua atividade, fazendo com que não se eleve tanto.
Já os casos em que houve um crescimento vertical exagerado da maxila a solução pode ser cirurgia ortognática – que corrige a posição dos maxilares. Esta cirurgia é realizada pelo cirurgião buco-maxilo-facial.
O importante é uma análise correta de cada situação, para que se chegue a um diagnóstico preciso e seja possível escolher a técnica que trará os melhores resultados.