Atendimento

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA das 8:30 ÀS 18H


Tratamento do bruxismo

O que é?

"A parafunção é definida como toda atividade neuromuscular realizada pelo sistema estomatognático que resulta em hiperatividade dos músculos da cabeça e do pescoço, aumentando a pressão interna da ATM. Estas  atividades , normalmente, promovem uma sensação momentânea de conforto ou alívio ao indivíduo e estão associadas ao aspecto emocional, estresse psicológico e alteração neurológica." PVSoares

Bruxismo, também conhecido como briquismo, é uma desordem funcional que tem como característica o apertar e ranger involuntário dos dentes, principalmente durante o sono. Ela pode ocorrer em todas as faixas etárias em ambos os sexos.

Os principais sintomas do bruxismo são:

  •  desgaste excessivo nos dentes, sendo o esmalte a primeira estrutura a ser prejudicada;
  •  dor disfuncional muscular da articulação temporo-mandibular (ATM);
  •  dores de cabeça – podendo até atingir o ouvido;
  •  dor muscular facial;
  •  dores generalizadas.

Estes sintomas também podem estar associados a alguma disfunção da articulação temporomandibular – responsável pelos movimentos da mandíbula – que podem ser agravados pelo bruxismo. O tratamento mais empregado para esses casos é a utilização de placas inter-oclusais. Elas reduzem a atividade dos músculos durante a noite e protegem os dentes dos desgastes provocados pelo hábito.

O bruxismo precisa ser tratado, pois pode gerar muitos problemas, como distúrbios na ATM (articulação tempero mandibular), estalos ao abrir e fechar a boca, dor na região do ouvido, dores de cabeça, dor na musculatura da face, desgaste e/ou fratura de dentes, perda da dimensão vertical (medida do terço inferior da face) entre outros.

Para tratar o bruxismo deve-se considerar um conjunto de medidas, como:

-o uso de uma placa rígida de acrílico ao dormir, 

-uso de toxina botulínica na musculatura envolvida,

-laserterapia,

-psicoterapia,

-atividades físicas prazerosas,

-uso de anti-inflamatórios e relaxantes musculares. 

O protocolo de tratamento varia conforme cada caso.

O uso de toxina botulínica é um dos complementos ao uso da palca miorrelaxante. A aplicação é feita no músculos masséteres e feixes anteriores do músculos temporais, diminuindo a capacidade de contração desses músculos, através do bloqueio da liberação do neurotransmissor que transporta mensagens entre o cérebro e as fibras musculares. Sem ordem para se contrair, esses músculos relaxam, diminuindo a intensidade e a frequência dos movimentos, o que promove o alívio da dor.

Algumas pessoas que apresentam hiperatividade do músculo masseter acabam por desenvolver hipertrofia dele, dando um aspecto mais quadrado a face. O uso desta toxina pode melhorar esse aspecto, pois o músculo tende a ficar mais fino.

A duração dos efeitos da Toxina Botulínica tipo A é de quatro a seis meses, dependendo do caso. Entre as várias vantagens da utilização da Toxina Botulínica tipo A no tratamento do bruxismo, estão a baixa incidência de efeitos colaterais, a diminuição do uso de medicamentos e o tempo de ação.

conquiste o seu
sorriso. agende uma consulta.

Entraremos em contato para validar o agendamento.