O que é e para que serve?
A aplicação da toxina botulínica tipo A, também conhecida com botox, é realizada para tratar rugas e outras marcas de expressão. A substância atua impedindo a transmissão do impulso elétrico entre o nervo e o músculo, fazendo com que ele fique paralisado.
Onde e como é utilizado?
Na estética facial a toxina botulínica é utilizada para suavizar ou eliminar as linhas de expressão e as rugas dinâmicas – aquelas que aparecem durante as expressões faciais. Entretanto, seu uso não se limita a estética, podendo ser utilizada para o tratamento do sorriso gengival, bruxismo, problemas neurológicos, paralisias faciais, espasmos musculares, enxaqueca, suor excessivo, e muitos outros.
O procedimento é simples: são aplicadas pequenas quantidades de TBa, com uma agulha muito fina, nas regiões desejadas.
As regiões mais tratadas são as rugas periorbitais (pés de galinha), na testa, na glabela (as verticais entre as sobrancelhas), nas laterais do nariz, para erguer as comissuras labiais (cantos da boca), entre outras. Também é muito utilizada para o reposicionamento das sobrancelhas. O profissional que realiza a aplicação deve ter um profundo conhecimento da anatomia facial para que não ocorram efeitos indesejados.
O ideal é começar o tratamento antienvelhecimento antes que as marcas do tempo se tornem evidentes na pele. Assim, as rugas e as linhas de expressão não vão se desenvolver, mantendo sempre um aspecto mais jovial e natural.
Como é o resultado?
O resultado da aplicação é uma face mais descansada, relaxada, com menos rugas e linhas de expressão e com um aspecto natural. O resultado inicia-se aproximadamente 48h após a aplicação, podendo levar até 14 dias para seu efeito completo.
A durabilidade é de 3 a 6 meses, quando o paciente poderá fazer uma nova aplicação.