Profilaxia Dentária (Limpeza Dentária)
Na escovação diária sempre há algum local em que não conseguimos remover totalmente os resíduos alimentares, formando uma camada de placa bacteriana, que com o tempo pode se transformar em tártaro , pela sua calcificação.
Por esse motivo, faz-se necessário realizar uma visita ao dentista para realizar uma profilaxia dentária, ou como alguns preferem, uma limpeza dentária.
O primeiro passo é a remoção do tártaro através de instrumentais chamados curetas, e também o uso de ultrassom.
Em seguida, utiliza-se o jato de bicarbonato (jato de água pressurizada, misturada com bicarbonato de sódio). Este processo é muito eficiente para a remoção de manchas.
Se estas manchas não foram totalmente removidas, também utliza-se uma escova giratória com uma pasta específica.
Todos esse passos visam remover o tártaro e a placa bacteriana, prevenindo ou tratando inflamações gengivas as quais podem evoluir para periodontites. Essas podem levar até a perda dos dentes.
A frequência das profilaxias dependem de cada paciente, e devem ser definidas pelo profissional. Normalmente são necessárias a cada 6 meses.
Lembre-se, a limpeza dentáira também evita o mau hálito.
E de quebra, você sai com os dentes bem lisinhos e mais claros!
Quando não investimos em uma limpeza eficiente, as manchas podem penetrar em camadas mais profundas dos dentes, dificultando sua remoção, e causando escurecimento dos dentes.
É importante que seu dentista oriente qual a melhor maneira de você realizar as higienizações diárias, para que elas sejam mais eficientes.