Atendimento

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA das 8:30 ÀS 18H


Voce sabia que as bactérias bucais podem ser fatais?

20/06/2020

É isso mesmo, por isso não é errado dizer que a saúde começa pela boca!

A microbiota oral é composta por mais de 500 microorganismos diferentes.

Essas bactérias podem cair na corrente saguínea e serem disseminadas para todo o organismo.

A boca não pode ser tratada isoladamente. Tanto a saúde bucal é de fundamental importância para a súde do organismo, quanto o estado sistêmico pode afetar as condições bucais.

A boca tem uma ligação direta com o nosso organismo, nesse prisma, é perceptível que quando  ocorre qualquer tipo de deficiência bucal ela pode repercutir nos vasos sanguíneos, assim como, em outros orgãos que não tem ligação direta com os dentes.

Infecções bucais são causadoras de muitas doenças sistêmicas, que afetam o coração, o cérebro, pulmões , diabetes, infecções de próteses articulares, entre outros.

As bactérias da boca são os principais agentes causadores da endocardite bacteriana, miocardite cardite Bacteriana aguda, infarto agudo, por exemplo.

Micro-sangramentos cerebrais (Cerebral microbleeds/ CMBs) têm chamado a atenção como sendo um importante marcador preditivo de acidente vascular cerebral em vários estudos. Uma pesquisa feita em Kyoto, no Japão, sugere ainda que a Streptococcus mutans, um tipo de bactéria bucal associada à cárie dentária, esteja envolvida no desenvolvimento dos micro-sangramentos.  S. mutans positiva é um novo fator de comprometimento cognitivo  podendo estar associada a distúrbios como acidente vascular cerebral e demência.

Pacientes diabéticos são mais susceptíveis a desenvolver doença gengival avançada. Por outro lado, a gengivite e periodontite já instaladas podem afetar o controle da glicose no sangue, ocorrendo a progressão dadiabete. Portanto, a gengivite pode ser um fator que eleva o açúcar no sangue, tornando a diabete mais difícial de ser controlada.

De acordo com o instituto brasileiro de periodontia, o acúmulo de bactérias patogênicas na boca pode ser encontrado no trato respiratório, levando a infecções ou agravo de condições pulmonares pré existentes.Especialmente em pacientes com doença periodontal, bactérias da cavidade bucal podem ser aspiradas pelo pulmão, causando doenças respiratórias e pneumonia bacteriana.

Conforme Steemberg (1999), em uma pesquisa afirmam que 87% das causas da halitose são de ordem bucal, sendo que 32% estão relacionadas a problemas periodontais.

As bactérias causadoras de inflamação na gengiva podem cair na corrente sanguínea, desencadear alterações no organismo e afetar as articulações. Uma vez presente na cavidade bucal, a bactéria Porphyromonas gingivalis (uma das causadoras da doença periodontal, doença infecto-inflamatória que acomete a gengiva e osso dos dentes) pode ir para a corrente sanguínea, usando o tecido gengival inflamado como porta de entrada, alojar-se nas articulações, podendo causar destruição tecidual e aumentar a dor dos pacientes com artrite reumatoide.

Por isso, explicamos para todos os pacientes a maneira correta de escovação e uso do fio dental, que devem ser feitos após todas as refeições. Assista aos meus vídeos que explicam sobre a higiene oral, e visite seu dentista a cada 6 mêses para realizar uma revisão e uma profilaxia!

 

 

 

conquiste o seu
sorriso. agende uma consulta.

Entraremos em contato para validar o agendamento.