Atendimento

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA das 8:30 ÀS 18H


Você sabe a relação entre infecções bucais e partos prematuros?

06/06/2020

Olá!

Você sabia que mulheres grávidas, portadoras de doenças periondontais têm maior probabilidade de dar a luz a bebês prematuros e de baixo peso?

A doença periodontal é capaz de aumentar os níveis de mediadores inflamatórios associados ao trabalho de parto, de maneira que podem ter dar a luz antes do tempo normal de gestação a bebês de baixo peso.

Quanto maior a severidade da doença periodontal (da gengiva e osso que suportam o dente) maiores as chances de isso ocorrer. Essa hipótese pode estar relacionada ao fato de as toxinas das bactérias presentes nas infecções bucais alcaçarem o cavidade uterina durante a gestação pela corrente sanguínea.

O ideal seria que as mulheres que desejam engravidar realizassem uma consulta odontológica para tratar possíveis problemas presentes antes de engravidar. As que já estão grávidas devem realizar consultas regulares ao dentista para uma profilaxia (limpeza dentária), mantendo sua saúde bucal durante a gestação.

É importante ressaltar que na gravidez ocorrem alterações fisiológicas e hormonais para preparar o organismo para o momento do parto e amamentação. Essas alterações, em presença de placa bacteriana, levam a uma resposta exacerbada dos tecidos moles, ocorrendo a gengivite gravídica, com sinais de sangramento, podendo evoluir para uma periodontite. Tudo isso pode ser evitadado com uma boa higiene oral e visitas periódicas ao dentista para uma profilaxia.

A gravidez não é responsável por perdas dentárias ou desenvolvimento de cáries. Isto está relacionado a mudanças de hábitos alimentares e higiene bucal. 

Cuide de sua saúde bucal e tenha uma gravidez tranquila!

conquiste o seu
sorriso. agende uma consulta.

Entraremos em contato para validar o agendamento.