Atendimento

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA das 8:30 ÀS 18H


Como morder um picolé sem sentir dor!

10/10/2018

A Sensibilidade dentária normalmente ocorre por exposição da dentina (parte do dente que recobre o nervo), devido à perda de esmalte ou alteração gengival.

A dentina tem grande número de tubos microscópicos que se comunicam com a polpa (nervo). Estes túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos.

A exposição da dentina ocorre mais frequentemente no colo do dente (parte mais próxima á gengiva).
Apesar de todos os dentes possam ser afetados, caninos e pré-molares superiores e inferiores são os mais envolvidos.


A dor típica de hipersensibilidade dentinária é curta e aguda, persistindo somente durante a aplicação do estímulo.
A sintomatologia pode ser exacerbada com o calor, frio, escovação, uso do fio dental, entre outros.

As causas são variadas, como método errado de escovação, forte pressão ao escovar os dentes, apertamento dental e/ou bruxismo, problemas gastro intestinais (refluxo, bulemia, por exemplo), dieta com bebidas ácidas com alta frequência, uso de algumas drogas lícitas ou ilícitas, entre outros.Por esse motivo,é essencial uma anamnese criteriosa para se chegar a causa, e tratamento ideal.

Há outras situações clínicas com os mesmos sintomas, como fraturas coronárias, restaurações defeituosas, invaginações do esmalte, trauma oclusal, infiltrações em restaurações, o que torna necessário o diagóstico diferencial.

Após a determinação da  causa da hipersensibilidade, escolhe-se o protocolo ideal de tratamento, que pode ser em sessão únicia ou múltiplas sessões clínicas.

Entre os produtos utilizados podemos citar como exemplo, Nitrato de Potássio, Oxalatos , Estôncios, Verniz fluoretados, laserterapia, tudo dependendo da causa.

Quando há uma cavidade pode-se utilizar restaurações em resina ou ionômero de vidro.

Existem no mercado dentifrícios e enxaguantes bucais com propriedades dessensibilizantes, que podem ou não causr o feito desjado, dependendo do paciente.


É muito importante o controle do paciente com relação a sua dieta e hábitos de escovação. Deve-se controlar a quantidade de ácidos ingeridos. Bebidas como vinho branco, vinho tinto, sucos átricos, suco de maça são capazes de levar á falha do tratamento.


A escovação dentária não deve ser feita imediatamente após a ingestão de alimentos ácidos, e também ao acordar. Deve-se esperar em torno de 30 minutos para realizar a escovação dentária.

Consulte seu dentista e saiba qual a melhor maneira de eliminar esse desconforto!

 

 

Categorias

Arquivos

conquiste o seu
sorriso. agende uma consulta.

Entraremos em contato para validar o agendamento.