Atendimento

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA das 8:30 ÀS 18H


Cuidados Com a Saúde Oral Durante a Gravidez

21/10/2018

Cuidados com a saúde bucal durante a gravidez
O estado de saúde bucal da mãe afeta diretamente o bebê. Certos problemas podem levar a um parto prematuro e bebês de baixo peso, recomenda-se que as grávidas compareçam ao consultório uma vez a cada três meses. No primeiro trimestre é que se faz a orientação sobre higiene oral e hábitos alimentares saudáveis.
Alguns problemas dentários podem acontecer pois é natural que apareçam alguns incômodos gástricos leves, como refluxo, azia e ânsia de vômito na gravidez. Nestas chateações o conteúdo do estômago volta para a boca e deixa o ph da região mais ácido, o que afeta dentes e companhia. Após a regurgitação é recomendável realizar um bochecho com água e, 15 minutos depois, uma boa escovação.
É um mito que os dentes da grávida ficam mais fracos por que ela divide o cálcio do organismo com o bebê. Por causa das alterações hormonais, há diminuição do fluxo e da ação protetora da saliva. E as grávidas passam a comer um pouco mais. Essa combinação gera um aumento da acidez na boca, o que facilita a desmineralização dos dentes e a formação de cáries. A gestante deve manter uma dieta balanceada, com quantidades adequadas de cálcio para ela e a criança. Um nutricionista pode ajudar nesse sentido.
As cáries da mãe são um perigo para o filho. As bactérias podem acessar o sistema circulatório e se fixar na placenta, provocando partos prematuros e perda de peso do feto.
Não é recomendado realizar operações e exames mais complexos no primeiro e no terceiro semestre da gestação. Se o dentista acompanhar a mulher desde o inicio fica mais fácil planejar essas abordagens com o menor risco possível.
Começar a usar aparelho ou realizar um clareamento dental podem esperar os nove meses, eles só serão realizados ao longo da gravidez em casos raros, se houver uma necessidade muito grande.
Os anestésicos locais apresentam plena segurança de uso durante todo o período da gestação. A solução anestésica mais empregada é a lidocaína 2% com epinefrina na concentração de 1:100.000. A presença do vaso construtor na solução anestésica é essencial e também não apresenta contraindicações, tendo como vantagens o aumento da concentração local dos anestésicos (reduzindo a toxicidade sistêmica), a ação hemostática e o prolongamento do seu efeito farmacológico. Na administração dos anestésicos locais, deve-se adotar como cuidado. A injeção lenta da solução, com aspiração prévia, para evitar injeção intravascular. Além disso, deve-se utilizar no máximo dois tubetes de anestésico por sessão.
Não devem ser administrados a benzocaína e a prilocaína, uma vez que estes fármacos diminuem a circulação placentária e apresentam alguns riscos para o feto. O uso de soluções com felipressina na composição deve ser evitado, uma vez que este vaso construtor pode estimular as contrações uterinas, devido a sua semelhança estrutural com a ocitocina.
A utilização de radiografias deve ser evitada no primeiro trimestre de gestação, mais especificadamente nos dias 32 e 37, na quarta e quinta semanas de gestação, visto que o desenvolvimento dos órgãos do bebê é um momento crítico. Porém, se todas as medidas de precaução, tais como o uso de avental de chumbo, regulação da dose e duração do raio x forem realizadas, o exame radiográfico não precisa ser evitado ou postergado para após o parto, principalmente em caso de urgência. Mas devem ser evitados radiografias de rotina.
A radiação emitida na realização de uma radiografia intra oral é muito menor que a dose que a radiação cósmica adquirida diariamente. Ainda deve ser levado em consideração que o feto só recebe 1/50.000 da exposição direta na cabeça da mãe.
Em casos de procedimentos cirúrgicos ou endodônticos que não puderem ser adiados é preferível empregar como anti inflamatórios os corticosteróides, como por exemplo administração de dexametasona, em dose única de 4mg.
É imprescindível a comunicação com o obstetra da paciente para que ele esteja ciente dos procedimentos e oriente a respeito de alguma condição especifica da mesma.

Cuide de sua saúde bucal e tenha uma gravidez tranquila e feliz!

Categorias

Arquivos

conquiste o seu
sorriso. agende uma consulta.

Entraremos em contato para validar o agendamento.