A Odontologia Estética não consiste em uma especialidade em si, embora algumas disciplinas tenham maior afinidade com esta nomenclatura, como a Dentística Restauradora e a Prótese. A estética não está somente relacionada aos dentes. A situação dos tecidos de suporte – como gengiva e osso – também são fundamentais.
A avaliação e a projeção dos resultados clínicos só são possíveis em função do conhecimento científico. Para isso é preciso compreender os princípios e a lógica dos fundamentos da beleza, o que requer treinamento e estudo.
A aparência estética ideal é influenciada por muitos fatores e eles precisam ser levados em conta nas composições dentais, sempre respeitando os desejos do paciente e suas referências.
Portanto, a Odontologia Estética é o conjunto de procedimentos capazes de transformar sorrisos, proporcionando beleza facial, bucal e dental. Ela está intimamente relacionada com a sensação de conforto experimentada por quem está satisfeito com a sua aparência.
Em nenhum outro tempo os recursos científicos e tecnológicos estiveram tão acessíveis às pessoas. O elo de união entre o empírico e a verdade é a ciência – conhecimento fundamental para o sucesso da parceria que se estabelece entre arte e saúde nesta área da odontologia.