Ao analisar o envelhecimento facial,constata-se que ele afeta predominantemente o terço inferior da face,atuando em 3 importantes sulcos faciais:o sulco nasolabial , o sulco labial e o sulcomentolabial. O esqueleto,os músculos,os ligamentos e os dentes formam uma unidade coesiva. Alterações à qualquer uma destas partes podem trazer conseqüências para o conjunto. Perdas dentárias , migrações dentárias ,desgastes de dentes, ausência de restaurações, alterações na posição dos dentes, podem influenciar as estruturas adjacentes, influenciando a musculatura facial.
O envelhecimento facial pode ser fisiológico (envelhecimento natural,programado) ou patológico, sendo este também provocado por problemas que afetam a cavidade oral.
A medida do terço inferior da face é chamada Dimensão Vertical. Desgaste dental, perdas dentárias ,má posição dental ,entre outros, podem levar à diminuição desta medida, que levará a um aprofundamento dos sulcos periorais (situados ao redor da boca), em especial os sulcos nasolabiais e, uma diminuição da espessura labial, características esta que atribuem um aspecto envelhecido à face.
A quantidade de dente exposto quando os lábios e a mandíbula estão em repouso , isto é , lábios entre abertos e dentes inferiores afastados dos superiores em mais ou menos 1 a 3 mm,também é fator importante na idade aparente de uma face. A visibilidade dos incisivos superiores (os 04 dentes anteriores da arcada superior) é um parâmetro importante na estética, porque seu decréscimo contribui para a percepção precoce do envelhecimento. Esta exposição costuma ser significativamente maior em indivíduos do sexo feminino e há um decréscimo desta exposição com o aumento da idade. Em contrapartida, há um aumento proporcional na exposição dos incisivos inferiores , situação que é rejeitada unanimemente do ponto de vista estético.
A quantidade de dente exposto em posição de repouso ou durante o sorriso, pode ser diminuída devido a desgaste dentário, o qual é acelerado pelo bruxismo, e também por diminuição do tônus muscular, o que pode ser de origem fisiológica ou patológica. Esta situação pode ser tratada através de recuperação da dimensão vertical e recuperação da anatomia e comprimento dental.
A dimensão vertical, quando indicado ,pode ser recuperada através de restaurações , próteses ,implantes , tratamento ortodôntico, porém isto exige especial cautela e experiência por parte do profissional.
Técnicas de treinamento muscular podem ser adotadas como parte do tratamento para recuperar a firmeza da face ou atuar na prevenção do colapso muscular.
O sorriso é a forma mais primitiva da comunicação humana, expressando sentimentos e emoções. Um sorriso agradável amplia a beleza da face e representa um vetor necessário para o sucesso no mundo atual.
Ao tratar um sorriso, deve-se voltar a atenção para vários elementos que o compõe e respeitar princípios fundamentais de estética, os quais hoje encontram-se cientificamente estabelecidos.