Apesar de pessoas fazeram o uso de balas, chicletes para mascararem o mau hálito, existem atitudes mais definitivas que efetivamente fazem com que ele pare por completo ou seja ao menos controlado.
As 9 dicas que eu sugiro para vocês são:
-Escova de dente e fio dental: estes básicos são imprescindíveis. Sempre após as refeições.
-Limpeza da língua: não esqueça desse passo! É funamental! A língua contém diversos tipos de bactérias. Utilize os limpadores de língua ou as costas de derminadas escovas dentais. A saburra lingual, que é uma combinação de células , saliva e bactérias, é uma das principais causas de halitose e, portanto, deve ser combatida com a manutenção diária da limpeza da língua. De preferência a cada momento da higiene.
-Limpeza das amígdalas: é importante ficar atento aos cáseos, que são pequenos blocos brancos que se formam e ficam presos nas amígdalas, ocasionando um odor muito desagradável. São normalmente expelidos atavés de tosse ou espirros, porém você pode tirá-los manualmente ou através de gargarejos com enxaguntes bucais, ou, eu particularmente prefiro um gargarejo de salmora. Atenção ao diagnóstico diferencial de placas bacterianas, em casos de amigdalite.
-Beber bastante água: ao acordarmos , é comum que o mau hálito matinais se manifeste. Isso ocorre devido à menor produção de saliva no período noturno, e a saliva contém o oxigênio capaz de diminuir a produção de bactérias. Durante o dia, procure beber bastante bastante líquido, pois se sua boca ficar seca, haverá uma diminuição na produção de saliva, e o mau hálito pode ocorrer. O importante é manter a região constantemente úmida e hidratada.
-Não utilize balas e afins:elas podem mascarar os odores , mas é como se você estivesse todo suado e passasse um desodorante. Além disso, se houver açúcar no chiclete, bala, pastilha ela será só mais um alimento para as bactérias proliferarem, podendo causar cáries, gengivite, etc
-Hábitos alimentares: alimentos como carne vermelha, cebola, alho,são alguns exemplos claros que causam mau cheiro. A carne, por exemplo, pode deixar pequenas partes entre os dentes. Utilizar o fio dental até ter certeza que não há nunhum resíduo, pode ser uma solução, além da escovação, é claro. Outros exemplos, são bebidas alcoólicas, entre outros. Por outro lado, existem bebidas que ajudam a manter um hálito saudável, pois possuem compenentes antibacterianos, como é o caso do chá verde.
-Deixe de fumar: Dispensa comentários, não é?
-Evite passar longos períodos em jejum.Na verdade, toda vez que você ficar longos períodos sem comer sua glicemia vai cair e seu corpo vai precisar queimar os ácidos graxos (massa gorda) para manter seu funcionamento. E geralmente isso vai provocar mau hálito.
-Visitar o denista regularmente, para realizar uma revisão e ter certeza que não há algum problema a ser tratado, e se necessário, realizar uma profilaxia.
Se você mantiver esses hábitos e mesmo assim o mau hálito continuar, será necessário agendar uma consulta médica para diagnosticar a causa do problema, e assim tratá-la.
Não deixe sua boca falar mau de você!