Atendimento

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA das 8:30 ÀS 18H


Tratando o Sorriso Gengival

O sorriso gengival acontece quando há uma exposição exagerada da gengiva durante o sorriso. É uma situação antiestética porque causa um desequilíbrio entre dentes, gengiva e lábios. A exposição é considerada exagerada quando a gengiva fica com mais de 4mm a mostra durante o sorriso.

Pode estar presente em indivíduos que apresentam: lábio superior curto; excesso vertical da maxila; excesso de gengiva recobrindo grande parte das coroas, tornando elas menores; grande elevação do lábio superior durante o sorriso. 

Muitas vezes, o sorriso gengival traz prejuízos a vida social, autoestima e confiança.

Os tratamentos para o sorriso gengival variam conforme a causa.

Quando há um excesso de gengiva recobrindo os dentes, uma opção de tratamento é um procedimento cirúrgico. Nele, remove-se uma quantidade pré-determinada de tecido gengival e, em alguns casos, ósseo, expondo as coroas dentárias. É uma cirurgia simples, realizada no próprio consultório dentário e de rápida recuperação.

Há casos em que a pessoa eleva muito o lábio superior ao sorrir, expondo uma grande quantidade de gengiva. Nesses casos, aplica-se a toxina no músculo elevador do lábio superior. Isso diminuirá sua atividade, e a quantidade de gengiva exposta. 

Já os casos em que houve um crescimento vertical exagerado da maxila a solução pode ser cirurgia ortognática – que corrige a posição dos maxilares. Esta cirurgia é realizada pelo cirurgião buco-maxilo-facial.

O importante é uma análise correta de cada situação, para que se chegue a um diagnóstico preciso e seja possível escolher a técnica que trará os melhores resultados.

conquiste o seu
sorriso. agende uma consulta.

Entraremos em contato para validar o agendamento.