Contato

(51) 3028-7576

Atendimento

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA das 9H ÀS 18H


TRATAMENTO DO BRUXISMO

O que é?

Bruxismo, também conhecido como briquismo, é uma desordem funcional que tem como característica o apertar e ranger involuntário dos dentes, principalmente durante o sono. Ela pode ocorrer em todas as faixas etárias em ambos os sexos.

Os principais sintomas do bruxismo são:

  •  desgaste excessivo nos dentes, sendo o esmalte a primeira estrutura a ser prejudicada;
  •  dor disfuncional muscular da articulação temporo-mandibular (ATM);
  •  dores de cabeça – podendo até atingir o ouvido;
  •  dor muscular facial;
  •  dores generalizadas.

Estes sintomas também podem estar associados a alguma disfunção da articulação temporomandibular – responsável pelos movimentos da mandíbula – que podem ser agravados pelo bruxismo. O tratamento mais empregado para esses casos é a utilização de placas inter-oclusais. Elas reduzem a atividade dos músculos durante a noite e protegem os dentes dos desgastes provocados pelo hábito.

Tratamento

O bruxismo precisa ser tratado, pois pode gerar muitos problemas, como distúrbios na ATM (articulação tempero mandibular), estalos ao abrir e fechar a boca, dor na região do ouvido, dores de cabeça, dor na musculatura da face, desgaste e/ou fratura de dentes, entre outros.

Para tratar o bruxismo deve-se considerar um conjunto de medidas, como o uso de uma placa rígida de acrílico ao dormir, fisioterapia para os músculos da face, psicoterapia, atividades físicas prazerosas, uso de anti-inflamatórios e relaxantes musculares. 

conquiste o seu
sorriso. agende uma consulta.

Entraremos em contato para validar o agendamento.